Dicas de como harmonizar a comida com vinho branco


A categoria vinho branco tem uma infinidade de estilos. Desde vinhos leves e frutados até vinhos encorpados e amadeirados. A definição do melhor vinho para determinada receita tem que passar pela análise da estrutura do vinho.

Se o vinho escolhido tiver pouca estrutura, é melhor combiná-lo com pratos sem peso, como, por exemplo, frutos do mar salteados, legumes e vegetais grelhados ou crus. Se o vinho escolhido for mais estruturado, ou tiver alguma passagem por barril, é possível elevar o peso da comida. Por exemplo, cortes suínos mais magros, como lombinho ou filet mignon, ou peixes gordurosos, como salmão e tambaqui.

Escolher um vinho branco muito potente para acompanhar um prato não tão estruturado, pode encobrir o sabor da comida. Já escolher um vinho branco muito leve para acompanhar uma comida mais robusta, pode fazer com que o vinho suma na harmonização, parecendo água.

Receitas que levam molhos à base de queijo ou creme de leite (estrogonofe, bacalhau com natas, fondue de queijo), que são preparadas como ensopados (moqueca, galinhada) ou risotos combinam com vinhos estruturados e untuosos, como Chardonnay com passagem por madeira, Chenin Blanc e Fernão Pires.

Receitas preparadas em frituras por imersão (frango milanesa, peixe frito, lula à dorê, bolinho de bacalhau) precisam de um vinho leve, fresco e com acidez bem elevada, para limpar o paladar da gordura oriunda do óleo. Uvas como Sauvignon Blanc e Pinot Grigio são excelentes.

Alimentos que são servidos crus pedem por um vinho bem leve. No caso de peixe cru, é necessário que o rótulo escolhido tenha uma carga aromática bem elevada, para neutralizar o cheiro do peixe, e final longo, para que o último sabor sentido na boca seja o do vinho. Vinhos brancos das uvas Loureiro, Torrontés e Riesling são ótimas opções.

O tipo de alimento utilizado no preparo da receita interfere na escolha do vinho. Você deverá identificar qual o ingrediente em evidência para definir a melhor opção. Confira como harmonizar vinho branco pelo tipo de comida.

No geral, legumes e verduras combinam com vinho branco leve. Mas caso o prato servido seja à base de berinjela, cogumelos, cenoura, beterraba ou outros ingredientes terrosos, você pode optar por colocar um vinho mais estruturado, pois são alimentos que tendem a ter potência para esse tipo de vinho.

Os queijos e laticínios combinam perfeitamente com vinho branco. A acidez encontrada no vinho branco neutraliza a gordura proveniente do leite. Escolha o vinho de acordo com a cor do queijo. Queijos brancos frescos (feta, mozzarela, ricota) ou de mofo branco, como brie e camembert, harmonizam com vinho branco leve. Queijos amarelos harmonizam com vinho branco estruturado.

Para peixe, frango e carne de porco você pode escolher o vinho de acordo com o preparo. Assim como vimos anteriormente. Pratos em que a proteína é grelhada, você pode optar por vinhos mais leves, como Sauvignon Blanc. Já receitas em que a proteína aparece frita, é importante o vinho ter acidez bem elevada, como Verdejo ou Pinot Grigio.

Para combinar carne com vinho branca, basta escolher um rótulo com bastante potência. Os vinhos brancos com passagem em madeira são as melhores opções, pois apresentam mais corpo, textura mais densa e maior intensidade de sabores. Um vinho muito leve será atropelado pela carne vermelha

A carne vermelha, é a grande companheira do vinho tinto, pois a sensação de adstringência que o tanino causa ajuda a limpar a boca da untuosidade oriunda da gordura da carne. Aproveite e confira como fazer harmonização de vinho tinto com outras comidas.

Fonte: reserva85.com.br

Foto: Freepik