Casamento duplo: como organizar uma cerimônia a quatro mãos?


E uma alternativa que as noivas encontraram para facilitar todos esses problemas é o casamento duplo, em que duas irmãs (irmãos), primas ou melhores amigas, casam no mesmo dia e lugar.


Não podemos negar que as festas duplas são emocionantes, afinal, dois casais estão realizando um sonho!

Porém, é uma decisão que precisa ser seriamente avaliada, considerando todos as vantagens e desvantagens de dividir esse dia especial com outro casal.

Gostos parecidos = festa perfeita

Não adianta pensar “ela é minha melhor amiga, vamos casar juntas!” e começar os planejamentos. Você só terá dor de cabeça por não saber direito o que o outro casal deseja para esse dia.

O casamento é um momento importante, que muitos casais discutem até mesmo antes de noivar. Por isso, é importante conversar sobre o que cada um dos noivos deseja para este dia. Caso perceba que você sonha com uma cerimônia clássica, enquanto a outra noiva quer uma decoração boho, esqueça o casamento duplo. Não tem como entrar num consenso quando duas festas tão distintas estão em pauta.

Invista no casamento duplo somente quando os gostos são similares e ambos tenham os mesmos objetivos. Só assim para não se frustrar com o resultado da festa e nem abrir mão de seus sonhos.

Já pensou você estar louca para fazer aquela cerimônia na igreja, mas o outro casal não segue a mesma religião que você e prefere casar no campo? Além da briga, alguém provavelmente terá que ceder, e não ficará nada feliz com o resultado. Evite estresse desnecessário.

Fazendo a lista de convidados

A lista de convidados é um problema para qualquer casal. É um momento tão feliz para os noivos que dá vontade de convidar a cidade inteira para celebrar o momento. Infelizmente, não podemos fazer isso e precisamos delimitar a quantidade de convidados para não extrapolar.

Lembre-se: mesmo que tenham mais pessoas para dividir a conta, a quantidade maior de convidados acaba deixando o valor da festa mais alto. Tenha sabedoria para fazer essa lista.

Fica mais fácil quando um dos noivos é da mesma família, pois uma grande parte dos convidados é a mesma. Façam a lista juntos para verificar quem da família será convidado ou não, e some com os convidados dos outros noivos.

Quando são todos de famílias diferentes, é preciso estabelecer uma quantidade exata para cada casal. Por exemplo:

Festa para 300 pessoas – 150 convidados para cada casal, com a possibilidade de adicionar 10% como margem para os “faltosos de plantão”.

Assim fica justo para todo mundo, não acha?

Cuidado com a quantidade de padrinhos!

Não lotem o altar! Além de sair desproporcional nas fotos, a cerimônia parece que será interminável! É cansativo para os convidados.

Escolha uma quantidade para cada casal. Exemplo: 5 de cada lado. Ao invés de convidar os padrinhos do lado da noiva e do noivo, vocês escolhem pessoas importantes para ambos.

Vocês podem diferenciá-las pela cor do vestido, mas nada que seja muito contrastante, como as de um lado de amarelo e do outro azul. Não fica legal! Escolha dentro da paleta (um lado azul claro, outro azul escuro) ou cores que combinem entre si (marsala e nude).

Outra opção é não definir cor para as madrinhas, sempre funciona bastante.

Ah, também vale escolher uma cor para todas, sem diferenciar!

Fonte: www.aceitosim.com.br