Ingrediente do prato mais famoso do Brasil, o tradicional arroz com feijão, o grão conhecido como feijão na verdade é uma variedade de sementes leguminosas – que são encontradas em vagens.
Com mais de 14 tipos comercializados no Brasil, os grãos variam na quantidade de carboidrato, fibras, proteínas e sais minerais, além da cor e do formato.
Em geral, os feijões são constituídos por, entre 60% a 65% de carboidratos, 16% a 33% de proteínas e fibras solúveis, que são aquelas que, quando encontram a água, forma um gel que dificulta a absorção de açúcar e gordura.
Já os sais minerais encontrados são ferro, magnésio e manganês, que ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e combate a anemia, fortalece estruturas ósseas e dentárias e melhora o funcionamento do sistema nervoso e muscular e que auxilia na formação dos tecidos e melhora o metabolismo de carboidratos e lipídios, respectivamente.
Como escolher feijão
Para não errar na hora da escolher o feijão, procure sempre os grãos lisos, brilhantes e com casca homogênea, ou seja, sem rachaduras e furinhos. Os pacotes devem sempre estar dentro do prazo de validade e com a categoria informada, bem como o local de produção.
Principais tipos de feijão
Tipo mais popular no Brasil, o feijão carioca é comumente consumido cozido junto com arroz branco. De cor marrom rajada, o grão pode acompanhar carnes vermelhas, frangos e peixes.
Preto
Utilizado na tradicional feijoada, o feijão preto é rico em ferro, substância que ajuda no combate a anemia. Para melhor absorção do nutriente, alimentos com vitamina C precisam ser ingeridos junto. Portanto, abuse da couve e da laranja.
Branco
Utilizado em dietas para emagrecimento, o feijão branco é rico em faseolamina, nutriente que dificulta a absorção do carboidrato transformado em açúcar. O grão forma um caldo cremoso e pode ser utilizado para sopas ou saladas.
Azuki
Entre os benefícios do feijão azuki estão o controle a pressão arterial e a ação diurética. De sabor adocicado, o feijão é muito utilizado na culinária asiática para fazer doces.