Você sabe como surgiu essa tradição? Sabe por que a noiva usa véu?
Essa é mais uma tradição que seguimos, muitas vezes sem saber o por que. As vezes o significado acaba se perdendo com o tempo… Agora vamos descobrir o por que do véu da noiva.
O uso do véu na cultura oriental, era associado a Ishtar,a Deusa do Amor. Ela teria sido a primeira mulher a usar o véu, que fazia uma ligação a fertilidade e sedução, não demorou muito e isso veio a ser um costume usado por mulheres mortais dos povos da Babilônia e Mesopotâmia, chegando depois aos gregos.
Na Grécia Antiga, o véu era usado como parte da veste feminina da nobreza, a protegendo de males naturais como o sol, vento e insetos. Durante a cerimônia de casamento, a noiva fazia questão do uso do véu por uma questão cultural,acreditando que estaria protegida de maus espíritos, infortúnios e possíveis admiradores.
A noiva romana rica, usava o Flammeum, um véu da cabeça aos pés com o mesmo intuito de protege-la .
A mitologia greco-romana liga o uso do véu à Deusa Vesta, da honestidade, protetora do lar e defensora da família
Cores tradicionais do véu de noiva:
O azul era uma cor muito utilizada para o véu ou em algum detalhe de acessório, pois além de simbolizar a tranqüilidade, o espírito, a paz e o equilíbrio, as moças acreditavam que a cor iria cortar a inveja das moças solteiras. Diversas cores e formas de véu foram usadas, principalmente o vermelho, até chegar a tradição do branco.
Na Grécia sua cor era amarelo, que simbolizava alegria e luz.
O véu que cobria toda a noiva nobre de Roma era de linho e cor púrpura,decorado com fios de ouro e prata.
A cor branca, na antiguidade, já estava relacionada a pureza, porém o uso dos trajes matrimoniais brancos é atribuído à Rainha Vitória, da Inglaterra, no século XIX, que casou-se com vestido e véu desta cor e sem coroa, tornando, este, um episódio inédito.
Significado Biblico e Cristão do uso do véu :
Segundo a bíblia, o véu significa a honra e a dignidade das mulheres (Cant 4:1), sendo, também, considerado sinal da subordinação da mulher ao marido. No cristianismo, Jesus e a igreja formam um corpo, do qual Cristo é a cabeça e a igreja dobra o joelho perante sua majestade. O mesmo acontece no casamento, o casal é uma só carne, no qual o homem é a cabeça e a mulher é criada para o homem. Como a igreja está sujeita a Cristo, a mulher está sujeita ao marido (Ef 5:22-25) e deve trazer um símbolo de sua honra, no caso o véu. O véu também aparece nas representações de Maria, mãe de Jesus.
Na igreja católica o uso do véu era comum antes da década de 1960, mas atualmente seu uso já não mais é obrigatório, sendo utilizado em algumas cerimônias, principalmente no casamento. Costume influenciado pelo uso do véu no tempo de Cristo.
Mas, independente se a gente acredita ou não nessas superstições, o véu é um acessório não obrigatório e depende muito do estilo da noiva e do casamento.
Fonte: www.ricardohara.com.br