Por que é importante realizar uma confraternização de empresa?


Todo fim de ano na maioria das empresas é a mesma coisa: os colaboradores ficam ansiosos para saber mais detalhes sobre como será a festa de confraternização.

Quando finalmente acontecem, as redes sociais ficam repletas de fotos da “festa da firma” e suas ações criativas. Esses eventos também podem ocorrer em outras épocas do ano e contribuem para integrar colegas de trabalho, que geralmente ficam distantes durante o expediente intenso.

Apesar de ser muito aguardada por funcionários e deixar a equipe de RH de cabelos em pé para organizá-la, são poucos os que sabem explicar o que é confraternização efetivamente e a sua real importância para as empresas.

O que é confraternização empresarial?

Para que possamos entender o que é confraternização empresarial, precisamos mergulhar no significado dessa palavra. O termo vem do latim medieval, confrarnitas, e diz respeito a um convívio ou socialização amigável entre pessoas que compartilham as mesmas opiniões e sentimentos.

Nesse sentido, a confraternização empresarial objetiva criar laços entre todos os membros que compõem a organização para que eles formem um verdadeiro time. O sucesso de toda empresa depende diretamente da integração de todas as suas equipes, e quando os seus profissionais se conhecem melhor tendem a colaborar uns com os outros para alcançar os objetivos propostos.

Como são momentos mais dinâmicos, as festas da firma também contribuem para a construção de um ambiente de trabalho mais agradável. A empresa pode aproveitar esses eventos para expor de forma mais descontraída sua missão, visão e valores, além dos resultados que atingiu e aqueles que deseja alcançar. Nesse sentido, os funcionários conseguem entender melhor qual o seu real papel dentro da empresa e passam a dar o melhor de si em suas atividades.

Confraternização empresarial: uma estratégia do endomarketing

Ao promover uma confraternização, a organização está utilizando uma das mais eficientes ferramentas do endomarketing. Esses eventos têm o poder de transformar a visão dos colaboradores, que passam a compreender o quanto são importantes para a organização. Quando saem dessas festas, tendem a considerar as suas atividades menos como simples ganha-pão e mais como oportunidades para se desenvolver profissional e pessoalmente. Dessa forma, tornam-se verdadeiros aliados do negócio, preocupando-se com seu empenho e com o sucesso da empresa.

Como estratégia do endomarketing, que envolve marketing e administração, a confraternização valoriza a importância de todos os profissionais que integram a empresa. Esse conceito é fundamental para as empresas dos mais variados setores, porque as fazem reconhecer que o colaborador é um aliado diretamente responsável pelo sucesso dos negócios e deve se preocupar com o desempenho geral da organização.

Sempre é importante lembrar que os colaboradores são clientes internos da empresa e possuem grande influência nas opiniões e perspectivas do cliente externo. Os funcionários são os primeiros que precisam estar satisfeitos com a atuação da organização, para que a venda da melhor maneira possível às pessoas com as quais mantêm contato.

Apostar na realização de confraternização é uma das formas de manter os colaboradores motivados, encantados e com uma visão positiva da empresa. Esse tipo de ação ajuda a engajar os colaboradores, unindo as equipes em momentos de descontração e lazer, além de ressaltar a identificação entre funcionário e empresa.

Além disso, as confraternizações podem estimular os colaboradores a saírem de suas zonas de conforto, lidar com emoções diferentes e identificar pontos que precisam de melhorias no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Fonte: www.jrmcoaching.com.br