Nos preparativos do casamento alguns erros são comuns de serem cometidos.
Isso é até justificável pelo simples fato de que, ao decidirem por esta celebração, na maioria das vezes é a primeira vez que os noivos estão se casando. Então surge um mundo novo de opções – e ao mesmo tempo, de dúvidas para aqueles que estão com o pé no altar.
Mas não se preocupem não! Hoje em dia existem diversas alternativas que são utilizadas para minimizar cada uma dessas questões que pode assolar os corações e pensamentos angustiados.
CASAR COM UM TEMPO DE PREPARAÇÃO MUITO CURTO
Um tempo bom para preparação do casamento é em torno de 10 a 12 meses. Esse tempo proporcionará, além de uma organização e planejamento financeiro dos gastos, uma melhor seleção de profissionais, como também de locais para cerimônia e recepção.
ORGANIZAR O CASAMENTO SEM AJUDA PROFISSIONAL
Lembrem-se: existe grande probabilidade de vocês estarem casando pela primeira vez. Os organizadores de evento, por outro lado, já organizaram milhares. Ou seja: a chance de errarem é muito maior. Para organizar, preparar e executar o dia mais importante da vida de vocês, é importante que tenham um profissional qualificado e adequado a seus perfis. Ele vai acompanhá-los passo a passo, antes, durante e até depois do casamento, para vocês aproveitarem essa data inesquecível. E lembrem-se: problemas vão acontecer, mas o importante é que sejam resolvidos de forma rápida e inteligente – por isso estes profissionais são tão importantes.
ESCOLHER O LOCAL SEM LEVAR EM CONTA O NÚMERO DE CONVIDADOS
A primeira coisa que vocês devem providenciar para o evento é a lista de convidados. Ela irá influenciar todos os outros itens do casório: bebidas, doces, convites, local, etc. Os locais para realização, inclusive, não podem ser nem grandes e nem pequenos demais. “Ao escolher a igreja para a cerimônia e o local para a festa, tenha sempre em mente o número aproximado de convidados. É extremamente desagradável para os noivos ver aquele corredor imenso e vazio. Mas o contrário também é complicado: superlotação e convidados de pé”, relembra Daniele. “Na recepção, então, é pior: às vezes os cerimoniais têm que solicitar para os garçons, no meio da festa, montarem mesas extras, obviamente sem a decoração das demais”.
CONVIDAR UM NÚMERO MAIOR DE PESSOAS CONTANDO QUE ELAS NÃO IRÃO AO EVENTO
Quem faz isso costuma passar aperto por não ter programado a festa para um número maior de pessoas. Este é um grande erro. Muitas casas de festa inclusive só permitem uma demanda não programada de 10% de convidados (isso mesmo: convidados podem ser barrados na entrada!).
CONVIDAR UM NÚMERO DE PESSOAS PARA A CERIMÔNIA RELIGIOSA E SELECIONAR, POR ALGUM MOTIVO, OUTROS CONVIDADOS PARA A RECEPÇÃO
Esta é uma situação extremamente desagradável para a pessoa que não foi convidada para comparecer à recepção. Por mais que se tenha discrição, essa informação pode acabar vazando e o convidado selecionado apenas para uma etapa do evento vai se sentir desprestigiado e com certeza decepcionado com os noivos.
DEIXAR DE FAZER CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA
A confirmação de presença é imprescindível. Ela determinará o número de pessoas que irão ao evento com maior probabilidade de acerto. Com base nesta lista vocês comprarão bebidas, doces e até mesmo farão o último acerto com o buffet. Uma festa sem esse controle poderá causar problemas e/ou prejuízos financeiros.
FAZER A CERIMÔNIA EM LOCAL MUITO DISTANTE DA RECEPÇÃO
Neste caso, vocês correm o risco de ter uma cerimônia ou uma recepção vazia, ainda mais em dias chuvosos.
CONTRATAR PROFISSIONAIS SEM UM PLANEJAMENTO PRÉVIO ADEQUADO AO SEU ORÇAMENTO
Controlem todos os gastos e o distribuam adequadamente por todos os serviços contratados. Em nada adianta vocês gastarem uma grande soma nos trajes, se não sobrar dinheiro para a decoração ou para o serviço de bufê. Um planejamento prévio de quanto se pretende (ou melhor, se pode gastar com o casamento) é muito importante para vocês iniciarem uma etapa nova na vida com tranquilidade e sem dívidas. Comprem uma agenda bem completa ou peçam ajuda ao assessor/cerimonial – ele pode ajudar a montar essa previsão de gastos.
PROCURAR O CONVITE MAIS BARATO
Vocês já devem ter ouvido: “convite todo mundo joga fora, peguem o mais barato”. Mas saibam: se seguirem essa regra, o risco de ver convidados de calça jeans no seu casamento aumenta. Vocês não precisam gastar “rios” de dinheiro, mas o convite é a porta de entrada do evento, e deve, assim, mostrar um pouco da personalidade do casal e o que os convidados devem esperar da festa (uma festa formal e elegante, uma festa descontraída, etc).
ECONOMIZAR NA FOTO FILMAGEM
Não esqueçam que foto e vídeo são para a vida toda. Se o valor está muito abaixo da média do mercado, desconfiem. A probabilidade de vocês se decepcionarem é alta!
Fonte: www.inesquecivelcasamento.com.br