Dicas para convidar os padrinhos de casamento


Assim que vocês anunciaram que estavam noivos já surgiram expectativas sobre quem seriam os padrinhos, certo? No entanto, ainda que as pessoas esperem que vocês tomem determinadas decisões, a escolha dos padrinhos e madrinhas deve ser feita com o coração. Afinal, eles estarão presentes para prestigiar, bem como para acompanhá-los nesta jornada.

Conversamos com duas renomadas assessoras de casamentos para te ajudar a convidar apenas quem você realmente deseja, sem constrangimentos para quem ficar de fora. Confira!

1. Noivos, convidem quem vocês realmente queiram. Não convidem familiares por obrigação!

Antigamente, quando os pais pagavam as festas dos filhos e eram tradicionalmente os anfitriões da festa, eles detinham mais influência sobre as decisões do casamento. Hoje não mais, como afirma a assessora Rita Lima. “Hoje em dia, as festas de casamento são cada vez mais dos noivos do que dos pais. Isso quer dizer que os noivos tem opinião formada sobre estilo, tamanho, local e detalhes da cerimônia e da festa e isso inclui também a escolha dos padrinhos. É muito comum os noivos terem um grupo de amigos em que eles já foram padrinhos de amigos do grupo e precisam retribuir o convite. Além disso, é uma tendência atual a escolha de padrinhos jovens, sejam amigos ou familiares.”

É importante lembrar que os padrinhos devem ter uma ligação para a vida toda com os noivos.” Os padrinhos e os noivos deverão ter uma empatia e relacionamento que dure a vida inteira. Assim, se os noivos quiserem convidar somente os casais que são seus grandes amigos, todos deverão compreender e respeitar.”, completa a assessora Sylvia Queiroz.

2. Pode sim convidar o homem sem a namorada, e vice-versa, para padrinhos

Os padrinhos são parte fundamental do casamento, pois estarão no altar para abençoar a união do casal neste dia tão importante. E como a ligação deles com os noivos deverá ser para toda a vida, pode-se sim convidar apenas o homem ou apenas a mulher, caso não sejam casados, pois os noivos não querem olhar o álbum de casamento daqui uns anos com pessoas que se separaram e não fazem mais parte da convivência, não é mesmo? Por isso, os padrinhos devem entender essa questão e aceitar a escolha dos noivos.

Uma saída para evitar brigas pode ser a desculpa de que dá azar estar no altar juntos sem ser casados,afirma Rita. “Existe até uma simpatia de que namorados que são padrinhos no altar juntos acabam terminando o namoro. Dá azar!! Quem sabe é uma boa desculpa para evitar brigas.”

Outra saída é convidar preferencialmente padrinhos casados. “Preferencialmente, todos os padrinhos devem ser casados, e é também o que pede a igreja católica. Mas se convidá-los separadamente e o padrinho não aceitar ser acompanhado por outra pessoa, o melhor é os noivos dizerem que entendem, mas que convidarão outro casal.”, afirma Sylvia.

 

Fonte: revista.icasei.com.br