Curiosidades sobre festas de aniversário


Música “Parabéns a Você”

A música chegou ao Brasil em inglês – e quem não se lembra do happy birthday?. A Rádio Tupi organizou, em 1942, um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia. Entre as cinco mil participantes, a vencedora foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba
 O Bolo
Uma festa de aniversário que se preze tem que ter doces, guloseimas e bolo de aniversário, certo? Então, agradeça à deusa Ártemis pelo aparecimento do bolo. Segundo a lenda, os colonos levavam um preparado de mel e pão para um famoso tempo como forma de agradecer à deusa.
Festa Infantil
Na Alemanha camponeses do século 13 inventaram a kinderfeste (festa infantil), que começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Como hoje, o aniversariante tinha que apagar todas as velas de uma única vez, fazendo um pedido – que só se realizaria se fosse mantido em segredo.
Boa Sorte
Dizem que comemorar o aniversário antes do dia não traz boa sorte para o novo ano de vida que começará, pois é no dia correto de nascimento que o anjo da guarda estará ancorado ao nosso lado para comemorar.
 Vela
Segundo os deuses, a fumaça da vela leva os desejos e as preces dos fiéis até o céu para que eles sejam atendidos, daí as velas no bolo de aniversário. Já na Grécia antiga a mitologia conta que a deusa Ártemis era representada pela Lua, e um bolo coberto de velas acesas representava a lua cheia.
Data correta
Não se save a data exata de quando os nascimentos começaram a ser celebrados em forma de festas. Mas alguns historiadores afirmam que a festa já era conhecida na Antiguidade, já que os romanos comemoravam o dia do nascimento com a festa dies sollemnisnatalis. O costume ainda é ocidental.
 No Brasil
Aqui no Brasil a hora do parabéns acontece, geralmente, 40 minutos antes do fim da festa. É uma espécie de aviso de que o aniversário está chegando ao fim e que a mesa de doces está liberada.
 Parabéns da Xuxa
Ainda por aqui, o Parabéns da Xuxa, lançado nos anos 80, tem seu lugar cativo em praticamente todas as festas infantis. Atualmente é a segunda música mais tocada em aniversários, de acordo com o Ecad.
FONTE: arianebaldassin.com