Atividade física como lazer


Fim de semana, feriados prolongados e férias, que delícia!

São dias em que queremos estar livres para fazer o que bem entendermos, nos divertir, passear, bater um bom papo, exercitar-se, reunir os amigos ou familiares a fim de proporcionar horas de lazer, bem-estar, alegria e motivação para recomeçar a dura semana de trabalho, renovar as energias entre outras coisas.

Estimular a prática da atividade física nestes momentos, preferencialmente em contato com a natureza é tudo de bom, pois buscamos assim a promoção da saúde e da qualidade de vida ajudando no desenvolvimento de características interessantes. Ter estes momentos de lazer nada mais é do que uma forma de dedicar seu tempo a uma atividade que você goste de fazer, o que não significa que seja sempre a mesma atividade.

Junte agora este lazer com um pouco de exercícios físicos e terá com certeza momentos prazerosos, divertidos, anti-estresse, desprovidos de qualquer compromisso. Mais do que proporcionar o condicionamento físico, a prática de atividades físicas permite o desenvolvimento da consciência corporal e da relação com o ambiente.

A atividade desportiva, seja ela individual ou em grupo contribui para o desenvolvimento das competências afetivas, éticas, estéticas, cognitivas, de relação interpessoal e de inserção social. A distribuição de papéis, o convívio com as regras, a manipulação de sentimentos como a vitória ou a derrota, a rivalidade e a cooperação cultivam valores e comportamentos que devemos ter perante a sociedade.

Inúmeras são as formas de diversão. Pensando nisso, separamos para você algumas dicas:

No campo: existem muitas coisas gostosas pra se fazer aproveitando o ar puro e um clima maravilhoso como passear e escalar montanhas, praticar trekking, andar a cavalo, mexer na horta, colher frutas no pomar, brincar com animais, etc.

Na cidade: encontramos a maior variedade de lazer e esportes, pois temos acesso a clubes onde podemos aproveitar as piscinas, quadras poliesportivas, playground, futebol, sala de jogos, sala de ginástica, encontro com amigos para uma partida de bocha. Nos parques temos espaço para as caminhadas em bosques e praças, que possuem locais apropriados para levar as crianças para patinar, andar de bicicleta e skate.

Na terra: esportes de emoção como mountain bike são para os que tem disposição, que não se importam com a sujeira após algumas voltas por seu percurso.

Rotas alternativas dentro de sítios e de parques ecológicos devem ser sempre bem monitoradas por pessoas capacitadas e com conhecimento dos locais de acesso. Os aventureiros não devem sair sem a devida precaução.

Enfim, temos uma variedade enorme de opções, apenas devemos lembrar que esporte acima de tudo é saúde e deve ser praticado por todos, independente da idade, como forma de lazer e prazer.

Fonte: http://www.maisequilibrio.com.br/