Não deixe o lado financeiro se tornar uma preocupação na preparação para o seu casamento. Veja algumas dicas para economizar na festa do casório!
Depois do noivado, começam os preparativos para o dia tão esperado e, junto com ele, a preocupação com os custos da festa. O que deveria ser uma época maravilhosa pode se tornar em um fardo para os noivos.
Veja algumas dicas para economizar no seu casamento e não deixe o lado financeiro se tornar uma preocupação:
1 – Faça um evento do tamanho que você achar melhor!
Muitos noivos acham que são “obrigados” a convidar conhecidos, amigos de familiares, colegas e pessoas que não são tão próximas assim, e a festa acaba ficando muito mais cara. Lembre que o casamento é seu! Convide seus amigos e familiares próximos e as pessoas que você realmente quer compartilhar esse momento especial. Não pense que alguém pode ficar chateado por não ter sido convidado. A maioria das pessoas entende que casamento é um evento muito pessoal. É melhor fazer uma festa bonita e pequena com as pessoas que você ama do que gastar mais do que você pode só para convidar conhecidos.
2 – Seja criativo com os convites
A internet está cheia de ideias para convites feitos em casa. Se você não tem tanta habilidade com trabalhos manuais, peça ajuda para uma amiga que tenha. Além de sair mais barato, você pode criar convites personalizados que acabam ficando até melhores que os encomendados.
3 – Seu casamento não precisa ser um buffet livre
Uma festa à noite geralmente exige um jantar formal para os convidados. Que tal fazer o seu casamento no final da tarde? Assim você pode servir um delicioso coffee break, uma mesa de frios ou preparar um café colonial ao invés do buffet. Além de economizar na comida, esse tipo de refeição não exige garçons para servir. Afinal, esse é um evento para celebrar o seu casamento. O foco deve ser o casal e não a janta.
4 – Ache um local adequado
Aluguel de salões para festas pode ser extremamente caro. Procure um local que você já tenha disponível: a sua igreja ou clube que você possa usar gratuitamente ou um salão de festas de prédio podem ser os locais mais baratos. Pergunte para os seus amigos se eles possuem salão de festas nos condomínios em que moram que você possa usar. É importante procurar bastante para achar um local acessível e bonito. Quanto melhor for o salão, menos você gastará em decoração. Além disso, você pode fazer a cerimônia e a festa no mesmo local. Aproveite ao máximo o ambiente como parte da decoração: árvores, canteiros, jardins, etc.
5 – Comece a procurar o seu vestido de noiva com antecedência
Quanto mais tempo você tiver, mais pode pesquisar o preço de aluguel ou até mesmo mandar fazer o seu vestido. Geralmente o aluguel é mais barato, mas se você conhecer uma boa costureira que não cobre muito caro, o preço pode sair quase o mesmo do aluguel e com a vantagem de que o vestido será seu pra sempre! Outra dica é perguntar para familiares e amigas recém-casadas sobre os vestidos que elas usaram. Você pode alugar delas por um preço muito menor ou talvez conseguir emprestado.
6 – Libere a sua criatividade e faça a decoração!
Ao invés de gastar em arranjos de flores nobres, você pode fazer a sua decoração com vasos transparentes e pétalas, velas, fitas e arranjos simples. Procure por ideias fáceis que você mesma consiga fazer. Novamente, se trabalhos manuais não são o seu forte, peça ajuda! Não exagere na decoração. Às vezes é melhor colocar poucos itens do que encher o salão e correr o risco de ficar cafona.
7 – Lembrancinhas gostosinhas
As lembrancinhas mais econômicas (e gostosas) são os doces: bem-casados com uma embalagem combinando com as cores da festa sempre fazem sucesso. Se preferir pode usar outros doces, como trufas, cupcakes ou doces finos. Uma ideia simples é imprimir pequenos cartões agradecendo a presença dos convidados e amarrar na lembrancinha com uma fita.
Aproveite esse momento de preparativos e divida-o com sua familia e amigos, eles podem ajudar mais do que você imagina! Faça a festa do seu jeito e não para impressionar os convidados. E no dia do casamento, não se preocupe mais com nada, apenas divirta-se!
Fonte: https://familia.com.br