5 dicas para não errar no Amigo Secreto


Uma das grandes tradições mais divertidas do Natal é sem dúvida o Amigo Secreto. A troca de presentes realizada por sorteios tem outros nomes – em algumas regiões é chamada de amigo oculto, por exemplo – mas sempre tem espaço entre as famílias.

O amigo secreto não é brasileiro. Na realidade, ele já existe há bastante tempo e a brincadeira acabou se popularizando no fim da década de 20, com o intuito de economizar dinheiro em tempos de crise. Hoje, é praticada no mundo inteiro!

Você já sabe que encontra todos os presentes aqui no Extra.com.br, com aquela economia de sempre, mas que tal organizar a troca de presentes da sua família a partir de agora? Para quem tem familiar ou amigo vindo de longe para comemorar, o sorteio dos tradicionais papeizinhos com os nomes dos participantes não é muito simples, então a solução pode estar no uso da internet.

Se interessou? Mãos a obra, que ajudaremos você a se preparar, economizar e se divertir ainda mais.

As regras básicas do amigo secreto

Acho que todo mundo conhece a tradição, mas existem algumas regrinhas normalmente estipuladas. Em famílias muito próximas, elas acabam sendo meio desnecessárias, mas quando tem mais gente participando é importante seguir algumas tradições.

1. Estipule o valor do presente: é batata. Quem já participou do amigo secreto no escritório sabe o que é dar um livro super legal e receber um par de canetas esferográficas de presente. Ou algo parecido com isso. Por esse motivo, é importante dizer qual o valor mínimo e máximo do presente. Ninguém vai mostrar nota fiscal, mas isso evita confusão.

2. Estipule tipos de presente: essa é uma boa para quem não quer correr riscos. Algumas pessoas fazem brincadeiras valendo chocolates, outras CDs e DVDs, há quem incentive livros. Pode ser uma boa ideia estipular categorias, como games ou roupas (nesse último caso informe os tamanhos adequados para cada pessoa).

3. Dê dicas do que quer ganhar: depois do sorteio, uma boa ideia é dizer o que quer ganhar. Fale para todos (já que você não vai saber quem tirou) e dê ideia de presentes. Se existir a opção de roupas ou sapatos entre os presentes estipulados pela brincadeira, diga o seu número para facilitar. Mais do que isso, dê diversas opções de presente. Vale sugerir uma listinha no quadro de avisos, assim todo mundo tem acesso e não precisa “se entregar” na hora de descobrir o que o amigo quer ganhar.

4. Nunca, em hipótese alguma, conte quem você tirou: isso tira toda a graça da brincadeira.

5. Não falte: nada mais frustrante que gente que falta no dia do amigo secreto. Isso deixa alguém sem presente e estraga a brincadeira. Portanto, só inclua pessoas que vão participar realmente. Ocorreu algum imprevisto? Deixe o seu presente com alguém, assim o seu amigo não fica de mãos abanando.

O dia da festa!

No dia do encontro, seja na véspera de Natal ou no dia 25 de dezembro, reúna todos os participantes. Sorteie uma pessoa ou deixe que alguém se candidate para começar. A pessoa vai ao centro da turma e começa a dar dicas, aos poucos, de quem tirou.

A intenção é que alguém – ou o próprio sorteado – se identifique. E é uma boa saída para contar coisas legais sobre a pessoa que vai ser presenteada ou lembrar momentos legais que passou com ela. Cada sorteado deve abrir o presente e repetir o processo, até que todos tenham recebido os seus presentes.

Pra facilitar a vida!

Em alguns casos, o sorteio tradicional de papeizinhos não é uma saída viável. É aí que entram sites como o http://www.amigosecreto.com.br/. Ele facilita o sorteio, permite estipular as regras e viabiliza a troca de mensagens anônimas.

Essa troca de mensagens aquece a brincadeira até chegar a hora do Natal e você possa, enfim, estar junto com a sua família e curtir quem você ama!

 

 

FONTE: tudo.extra.com.br/geral