Escolher a decoração, os trajes e o estilo da festa de casamento não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se trata do segundo casamento, onde dúvidas em relação à cor do vestido da noiva e dos tradicionais preparativos são ainda maiores. Para garantir que tudo saia conforme o planejado – e evitar gafes -, é preciso analisar o estilo dos noivos. “Antes de mais nada, os noivos precisam realizar o sonho. Seja com uma festa grandiosa ou uma cerimônia mais simples”, diz Camila Relva, assessora de casamento. Veja as dicas:
Cerimônia
Há muitas famílias tradicionais que não aceitam que o casal realize uma nova festa ou cerimônia após o primeiro casamento. Mas é preciso dosar as vontades do casal com a opinião da família. “Algumas famílias acham um absurdo fazer uma cerimônia tão glamourosa quanto a primeira. Mas os noivos precisam entrar em acordo com os familiares, sem deixar seus sonhos de lado, mas também respeitando a opinião da família”, diz Camila.
Como na igreja católica não é permitido realizar a segunda cerimônia, os noivos podem celebrá-la em bufês. “O casal pode fazer uma ‘cerimônia tradicional’ em um salão de festas ou em casa. Há a opção de levar um juiz até o local para realizar o casamento civil”, diz a assessora de casamento.
Durante o evento, prefira privacidade. “Nada de muitos fotógrafos ou câmeras por todo lado. Gosto de uma festa simples e tradicional. Para mim, gafe é ser ou fingir ser uma coisa que você não é. Se sua condição financeira não comporta uma festona, um almoço com amigos íntimos num restaurante pode ser incrível!”, afirma Milla Mathias, consultora de imagem e estilo.
Vestido de Noiva
Quem disse que é proibido as noivas usarem o vestido tradicional em um segundo casamento? Dependendo do estilo da cerimônia, nada impede de usá-lo. “Tudo dependerá do estilo da noiva. Se a festa for mais intimista, aposte em um vestido mais simples. Mas caso seja uma festa maior, nada impede de usar o vestido de noiva normalmente”, afirma Camila.
Para a escolha do vestido, tudo dependerá da cor da pele e do estilo da cerimônia. “As noivas sempre preferem tons mais suaves, como o pérola e o off-white. Mas nada impede que se use uma cor mais intensa, se esse for o estilo da noiva”, diz a assessora.
Decoração
Para Carla Campos, decoradora de casamentos, toda decoração é permitida, basta ter bom gosto. “Seja no primeiro ou no segundo casamento, tudo dependerá do perfil dos noivos”, diz. Ela ainda complementa que depois da escolha do estilo da festa, basta optar pelas flores mais bonitas e não esquecer dos detalhes, que farão toda a diferença no resultado final.
Milla indica fazer escolhas simples e que tragam conforto aos noivos e convidados. “Capriche nos detalhes, como toalhas bem passadas, flores frescas, iluminação correta, música ambiente baixa, um bom ar-condicionado e garçons vestidos impecavelmente. Recomendo sempre centros de mesa baixos para que todos os convidados possam se ver e conversar confortavelmente”, afirma.
Para a escolha das flores, o horário do casamento pode ser decisivo. “Se a cerimônia for de dia, opte pelas flores do campo. As de tonalidade amarela, branca e rosa também são ideais. Caso o casamento for à noite, escolha as vermelhas ou as cor-de-rosa”, diz Milla. Não existe nenhum tipo de flor que deva ser evitado.
Lista de casamento
É preciso ter cuidado com as sugestões de presentes. “Não recomendo que os noivos façam qualquer tipo de lista de presente. Claro que os convidados vão querer presentear de alguma forma, mas deixe a critério deles”, afirma Camila.
Lembrancinhas
Agradar os amigos e familiares e agradecê-los pela presença é fundamental. “Existem diversas opções de lembrancinhas que os noivos podem presentear. São lindas e com certeza agradam a quem recebe!”, diz Camila.
Tenha bom senso, use a criatividade e prepare uma festa que tenha o seu estilo e do seu futuro marido.
Fonte: https://caras.uol.com.br/