Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.
Os diversos tipos de queijo podem ser ingredientes, acompanhamentos de pratos, ou servidos como lanches e aperitivos. Contudo, apesar de nutritivas, algumas variedades podem ser bem calóricas. Portanto, é importante prestar atenção na quantidade de consumo recomendada para cada uma dessas variedades.
A tecnóloga em laticínios, Célia Lúcia Ferreira, professora do curso Produção de Queijo Minas Padrão, Prato e Provolone, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, ensina que uma boa maneira de escolher o queijo é observar a cor. Os amarelados são mais gordurosos e calóricos, assim, devem ser consumidos em menor quantidade. Já os brancos são desnatados ou lights, ideais para quem está de dieta.
O cheddar e o muçarela possuem 350 calorias em uma fatia de 100 gramas. O provolone tem 350 calorias na mesma quantidade, enquanto o parmesão chega a ter 400 calorias, quantidade equivalente a quatro colheres de sopa de arroz e uma concha de feijão preto. Segundo os nutricionistas, os queijos amarelados devem ser ingeridos uma vez por semana, numa porção de aproximadamente 30 gramas. Isto equivale a cerca de uma fatia de muçarela.
Já os queijos brancos devem ser consumidos todos os dias para fornecer a quantidade ideal de cálcio e fósforo, importantes para a manutenção dos ossos, dos dentes e nas contrações musculares. O consumo deve ser feito também em porções pequenas, de 30 gramas em média, de duas a três vezes por dia. A ricota é um dos mais saudáveis, e possui apenas 51 gramas por porção.
Fonte: https://www.cpt.com.br/