A origem etimológica da palavra “aliança” tem raízes no Latim, na palavra alligare, e significa “compor” ou “ligar-se a”. Se o significado da palavra é o de, primordialmente, ligar, nada mais coerente do que usar esse artefato nas relações de casamento, não é?
Isso porque a aliança serve para simbolizar e sinalizar que duas pessoas estão em uma união. O padrão de uso da aliança de casamento no dedo anular (também chamado de dedo anelar) esquerdo dos noivos facilita a visão — pelas outras pessoas — de que determinada pessoa está em união com uma outra.
Não é de hoje que a aliança vem sendo usada para eternizar a união de amor entre duas pessoas. Mas você sabe de onde esse costume surgiu e qual é a sua história? Confira no post de hoje ?
A aliança nas diversas civilizações
Egito Antigo
Os antigos faraós já usavam a aliança como um símbolo de união para a eternidade. Seu uso servia como uma promessa pública que fazia cumprir um compromisso ou um contrato entre pessoas.
Grécia
As alianças de noivado e casamento eram usadas na Grécia, também, como símbolos de riqueza. Algumas eram usadas como chaves dos quartos em que eram depositados os artigos de riqueza das famílias e, assim, entregá-la para alguém significava, além de uma prova de amor, uma prova de confiança.
Outro significado dado a esse ato era que, a partir desse momento, todas as posses seriam divididas entre o casal. As alianças eram entregues somente após as mulheres serem erguidas à frente de suas casas, numa cerimônia pública.
Império Romano
Entre os imperadores e senadores romanos, as alianças eram usadas regularmente como símbolo de poder. Contudo, para as relações matrimoniais, acreditava-se que no dedo anular passava uma veia — chamada de “veia d’amore”, ou veia do amor — que ligava esse dedo diretamente ao coração,
China
A explicação chinesa para o uso da aliança no quarto dedo da mão esquerda é muito interessante.
Segundo a cultura chinesa, cada dedo da mão representa um membro da família. Os polegares representam os pais; os indicadores, os irmãos; o dedo médio é a própria pessoa; o dedo mínimo representa os filhos e o dedo anelar, o companheiro. Por isso ela é usada no anelar.
Além disso, ela teria um formato circular para representar que não tem começo nem fim.
Cultura cristã
O anel de noivado foi adotado no ano de 860 pelo Papa Nicolau I, e tinha por objetivo afirmar pública e obrigatoriamente a intenção dos noivos de se casarem. Assim, a aliança passa da mão direita para a mão esquerda para simbolizar o compromisso definitivo e deve trazer o nome do companheiro.
O material das alianças
As alianças já foram feitas de tranças de raízes, de madeiras, de diferentes metais e até mesmo de ferro fundido. Tradicionalmente, usam-se alianças de ouro por ser este o metal mais puro existente, assim como deve ser um casamento deve ser puro.
Fonte: https://blog.reidasaliancas.com.br