O brinde é uma cerimônia praticada por basicamente todo mundo.
Qualquer ocasião especial, jantar entre amigos e família, ou simplesmente algum momento em que servimos uma bebida especial, costumamos puxar um brinde junto de desejos de saúde e felicidade a todos na mesa. Mas tudo o que o brinde tem de popular, sua origem tem de controversa.
Não existe muita certeza quando se fala sobre a origem do brinde, e quem foram os primeiros a brindar. Diferentes estudiosos apontam para diferentes povos e pontos na história como os precursores do brinde. A seguir, nós iremos discutir as principais histórias que explicam a origem do brinde.
Uma questão de vida ou morte
O brinde pode ser um símbolo de alegria e confraternização para nós, mas a história não foi sempre essa. Na verdade, muitos estudiosos indicam povos da Antiguidade, mas especialmente os gregos e romanos como quem deu origem a esse hábito. Naquela época, porém o brinde tinha uma função muito mais séria e mortal.
Nos tempos antigos, era comum que fosse colocado veneno nas bebidas de inimigos para assassiná-los. Devido a isso, passou a ser um exercício de segurança e confiança beber um gole daquilo que você estivesse servindo aos seus convidados, para demonstrar que a bebida não estava envenenada e todos poderiam tomá-la.
Um brinde para a paz
O hábito do brinde se disseminou devido ao fato de diversos povos inimigos realizarem um jantar ou uma festa entre os líderes de seus exércitos para declarar a paz entre eles. Essa prática apenas reforçou o uso do brinde, que servia para demonstrar que o pedido de paz de quem estava servindo a bebida era genuíno, e não uma armadilha para assassinar os líderes inimigos. Foi devido a esse uso do brinde que ele passou a se consolidar como um gesto de paz e harmonia entre os envolvidos.
Um brinde aos deuses
Na Grécia Antiga, era comum que a população fizesse uma breve homenagem a Dionísio, o deus do vinho, festas, e muitas outras drogas, antes de dar o primeiro gole na bebida. Foi então que surgiu o hábito de erguer as taças aos céus antes de beber, como forma de adoração aos deuses.
Já os romanos homenageavam Baco ao invés de Dionísio, que era basicamente a mesma pessoa, mas a sua forma de brindar era um pouco diferente. Ao invés de erguer as taças aos céus, os romanos viravam a bebida no chão, ou até mesmo na mesa onde estavam bebendo. Essa prática, porém, não se trata de um brinde, mas sim daquilo que hoje chamamos de “dar um gole ao santo”.
A origem da palavra brinde
A etimologia do brinde possui origens diferentes de acordo com a língua em questão, e às vezes até mais de uma origem na mesma língua. Por exemplo, muitos acreditam que a palavra tenha surgido em homenagem à cidade italiana de Brindisi, enquanto alguns estudiosos defendem que a palavra vem do espanhol “brindis”, derivado da expressão alemã “ich bring dri’s”, que por sua vez significa “bebo por você”.
Já no inglês, a origem da palavra é muito mais clara. Na Inglaterra, “brinde” se chama “toast” que, em português, significa torrada. Em um primeiro momento, parece não ter nada a ver. Mas o motivo para isso é histórico, pois ingleses possuíam a tradição de servir um cálice de vinho com um pão torrado no fundo, e dividir o mesmo cálice com seus convidados até que chegassem ao pão no fundo.
Fonte: www.chapiuski.com.br/