Origem do Bem-Casado


O verdadeiro e tradicional bem casado é um doce Português, conhecido até hoje lá, por casadinhos.

A diferença entre o bem casado português e o bem casado brasileiro está na sua textura, o bem casado português tem a massa mais densa (Não é pão-de-ló, pois não faz com água). Ambos são descendentes indiretos do multi-centenário alfajour árabe. O bem casado com mais de 100 anos de existência é peça fundamental na maioria das festas e comemorações. O doce além de muito gostoso chama a atenção pela beleza das embalagens com que são produzidos e seu sabor é único.

SIGNIFICADO

O bem casado resume simbolicamente o encontro de dois seres (duas metades) que se completam. Inicialmente, o bem casado possuía no meio uma camada de ovos moles, uma mania lusitana (especialistas em trabalhar com doces a base de ovos como os casadinhos, pastéis de Belém, etc.), todos sem gosto nem cheiro de ovos. No Brasil o tradicional recheio é o doce-de-leite, seguido de variações com creme branco, chocolate, entre outros.

 

Diz ainda, a tradição que, ao saboreá-los, todos estarão sendo abençoados com sorte e felicidades e deve-se fazer um pedido antes de dar a primeira mordida. Lenda ou não, é o que acontece há muitos anos, agregando a seu sabor uma dose de otimismo. É servido para trazer sorte e prosperidade e por este conceito não deve ser substituído de maneira alguma por outro doce nestas ocasiões.

ATUALMENTE 

Por causa do sabor – UNÂNIME – os bem casados podem ser oferecidos como lembrancinhas em qualquer tipo de evento. Distribuir bem casados dá sorte e felicidade aos que distribuem e esses bons sentimentos são repassados para quem os recebe. Hoje o uso do bem casado está ampliado e ele faz parte do cardápio de sobremesas finas ou um ótimo acompanhamento para chás, cafés ou licores.

Bem casado é um doce elegante, refinado, tradicional… São uma verdadeira jóia!

Simboliza a união perfeita e é usado para levar boas vindas e desejos de saúde aos recém nascidos, felicidades e vida longa aos aniversariantes, compartilhando a alegria e juventude das debutantes, festejando a relação duradoura em bodas e votos de prosperidade e sucesso nos negócios quando da fusão de empresas,  sendo indispensável no encerramento de eventos empresariais proporcionando aos clientes e colegas de trabalho a sensação de ter um papel importante, e também atraindo prosperidade e fortuna.

O bem-casado é por si só, um doce tradicionalmente fino e resume simbolicamente o encontro de duas metades que se completam.
No início o bem-casado possuía recheio de ovos moles (recheio original), uma mania lusitana (especialistas em trabalhar com doces a base de ovos como os pastéis de Belém, etc.). Todos sem gosto nem cheiro de ovos. No Brasil o tradicional recheio é o doce-de-leite, seguido de variações como baba de moça e creme branco.
Diz ainda, a tradição que, ao saboreá-los, todos estarão sendo abençoados com sorte e felicidades e deve-se fazer um pedido antes de dar a primeira mordida. Lenda ou não, é o que acontece há muitos anos, agregando a seu sabor uma dose de otimismo.
Fonte: www.euamodoces.com.br