Festa da empresa: veja o que pode e o que não pode


Pronto, chegou o período das confraternizações de final de ano das empresas, hora de se reunir com os colegas fora do ambiente de trabalho, encontrar e/ou conhecer pessoas de outros departamentos e até estreitar os laços de networking.

Essas ocasiões são especiais porque chefes, gerentes e demais funcionários compartilham a mesma comida, bebida e ambiente de diversão.

E é exatamente aí que mora o perigo. Mesmo o ambiente sendo descontraído e fora da local de trabalho, não dá para exagerar. Sim, algumas coisas mudam, afinal há a presença de bebidas alcoólicas, música e animação. Porém, é preciso manter a compostura para que todo o esforço profissional exigido durante o ano não se perca em alguns minutos.

Para ajudar nessa tarefa, o Terra entrevistou a consultora de etiqueta social e empresarial Célia Leão, que indicou 10 comportamentos que se deve ter nesses eventos e 10 proibidos, que acabam “queimando o filme”. Confira:

As dez coisas que são dez:

1 – Participar do amigo secreto e entrar no clima, com bilhetes divertidos e de bom gosto
“É bacana participar da brincadeira, descobrindo o que o colega da empresa gostaria de ganhar. Esse tipo de confraternização aproxima as pessoas. Os bilhetes e as brincadeiras devem ser de bom gosto. O que costumo chamar de humor refinado. Não dá para criar um clima e constranger quem você tirou”.

2 – Se apresentar aos executivos da empresa que ainda não conhecem você pessoalmente
“Essa é uma atitude importante, mas tem de ser feita sem forçar a barra. Deve-se simplesmente falar: prazer em conhecê-lo. É bom elogiar a pessoa, mas de forma genuína, causando boa impressão. É terrível quando se subestima a capacidade de entendimento dos outros. Se o elogio não for genuíno percebe-se que a pessoa é puxa-saco. O ‘baba-ovo’ não é sincero e todo mundo percebe isso”.

3 – Comer e beber moderadamente tudo o que lhe for servido
“É muito feio ser esganado. Claro que não é pecado beber o que esta lá, afinal a empresa está oferecendo bebidas alcoólicas. Você não vai ser julgado por beber, mas não pode exagerar”.

4 – Socializar com pessoas de outros departamentos
“É uma ótima oportunidade de fazer networking e de criar vínculos com pessoal que você não conhecia. Isso pode até facilitar a resolução de problemas profissionais que não estejam necessariamente ligados à sua área”.

5 – Caprichar na produção para a festa
“Para ir à festa, pode-se maquiar um pouco mais, usar um perfume mais sofisticado, uma camisa bacana. Afinal, é uma festa corporativa e caprichar na produção significa que esta dando importância à festa. E também vai sair da sisudez do dia a dia e do ambiente de trabalho, mas não pode errar na mão”.

Fonte: https://www.terra.com.br