Carnes Ideais para churrasco


Confira a nossa seleção de carnes para churrasco:

Alcatra : apresenta pouca gordura, que ainda deve ser retirada, deixando-a perfeitamente limpa. Deve ser assada ao ponto ou mal passada. Como as outras carnes de primeira, não deve ser fatiada e sim cortada em pedaços grossos para ser levada ao prato. É a maneira de manter o ponto por fora, na casquinha, e a suculência por dentro. Dica: não esquecer de “selar” a carne antes.

Picanha : é macia e isto se deve por ser uma carne sem músculos e de alto volume sanguíneo, o que lhe marca o sabor característico. Ela deve ser servida em pedaços grossos e no prato é que se vai cortando em pequenos cubos para comer. Dica: Se preferir assar com mais rapidez, pode ser feita em fatias mais finas (um dedo) na grelha com calor forte, virando a cada minuto com um garfo longo, mas não pode se descuidar um minuto pois corre o risco de queimar. O ponto certo da picanha é o malpassado.

Contra-filé : é macio, tem sabor acentuado, muito suco e dificilmente se erra no ponto. Deve ser servido ao ponto ou mal passado, sob pena de perder o suco e daí o sabor. Para servir, corte em postas de espessura média. Dica: Ótima carne para espetinho, corte em cubos de mais ou menos 5cmx5cmx5cm espete todos com a gordura para o mesmo lado, pode-se temperar com tempero completo, levando em conta 1 e 1/2
colher de sopa por kilo de carne em cubo.

Maminha ou ponta de alcatra : deve ser servida mal passada mas aceita ser servida ao ponto e até bem passada. Dica: selar a carne no fogo forte de ambos os lados, por em média 5 minutos, e depois subi-la na churrasqueira para deixa-la cozinhar no próprio “caldo”. Não tem erro! Temperado com sal grosso e evas fará sucesso no seu churrasco!

Filé mignon : caracteriza-se por ser uma carne macia e gosto levemente adocicado. Tem presença obrigatória nos melhores restaurantes. Para grelhar deve ser cortado em bifes grossos e servir ao ponto pois a maciez e o sumo se mantém. Dica: Corte em cubos tipo espetinho, tempere apenas com sal grosso, enrole cada pedaço com bacon fatiado encotrado em mercados, e asse em fogo médio, a carne pegará o gosto do bacon!

Fraldinha : é uma carne muito saborosa, boa de assar mas que não é uma carne popular. Não deve ser passada demais. É uma carne cheia de gorduras e nervos e é preciso ser muito bem limpa para ir até à grelha. Dica: Asse em fogo forte, eliminará grande parte da gordura e a carne ficará com o gosto da costela.

Costela : é a carne mais típica do churrasco. Para os churrasqueiros, churrasco é sinônimo de costela.
Antigamente fazia-se churrasco só de costela e de alguns anos para cá é que foram introduzidos outros tipos de carne. Ela só deve ir ao fogo quando estiver bem limpa, isto é : carne à vista de um lado e osso de outro. A costela deve sempre ir às brasas com o lado do osso para baixo. Somente quando esta parte mostrar-se bem assada é que se deve virar o espeto. Serve-se ao ponto. Dica: vire a costela apenas quando perceber que a mesma está soltando os ossos, por isso deve ser colocada para assar na parte de cima da churrasqueira, para que os ossos cozinhem a carne, demora mais que outras carnes, deve se colocar antes. Um ótimo tempero é Sal grosso e um pouco de orégano.

Ponta de Peito: Por ser uma carne mais rigida, geralmente é descartada entre os churrasqueiros, mas para quem aprecia um “Granito” como se diz da gordura da pontade peito, é a mehor carne! Deve ser muito bem limpa, espetada de forma que a gordura fique no fundo da churrasqueira! Dica: tempere apenas com sal grosso, sele a carne antes.

 

Fonte: http://churrascoepescaria.blogspot.com.br/