Benefícios da Uva para a saúde – Quais são suas propriedades?


uva é uma fruta que representa mais que uma grande horticultura global, ela tem conexões históricas antigas com o desenvolvimento da cultura humana.

O produto principal, o vinho, foi, durante muitos anos, considerado divino.

Os chamados fitoquímicos, presentes em frutas e vegetais, podem desempenhar um papel importante no controle do risco de doenças crônicas. A uva, uma das frutas mais populares e amplamente consumida no mundo, são ricas em fitoquímicos.

Dentre os fitoquímicos mais importantes, é possível citar os compostos fenólicos, devido aos seus enormes benefícios à saúde, incluindo a proteção contra algumas doenças.

A uva é um alimento facilmente disponíveis que contêm quantidade significativa de compostos fenólicos variados, como estilbenos, flavonóis e antocianinas. Eles são conhecidos por serem altamente eficazes contra doenças cardiovasculares. O mais famoso deles, resveratrol é um dos representantes da classe dos estilbenos e que se tornou mais popular após a descoberta do seu potencial anticancerígeno.

TIPOS DE UVA

A composição fitoquímica das uvas varia muito entre as diferentes variedades. As parreiras pertencem ao gênero vegetal denominado Vitus, que possui, no total, cerca de 60 espécies de uvas. Mais de 70% das espécies são nativas da América do Norte, onde são cultivadas duas espécies principais de uvas: V. labrusca e V. rotundifolia. A primeira foi cultivada com vários cultivares de outra espécie, a V. vinífera, para criar uvas híbridas adequadas para a produção de suco, geleia, frutas frescas e vinho.

Os principais tipos de uva mais consumidos no Brasil são:

  • Uva Itália: variedade classificada como uva fina de mesa, sendo uma das melhores para o consumo “in natura”. Os cachos são grandes e possuem coloração verde.
  • Uva Chardonnay: e tida como “a rainha das uvas brancas”, sendo muito utilizada na produção do vinho branco.
  • Uva Rubi: de origem asiática feita a partir de uma mutação da uva Itália, possui textura firme e cor vinho. É caracterizada por apresentar grandes concentrações de água e sais minerais.
  • Uva Thompson: é a uva de mesa mais consumida em todo o mundo. Os cachos apresentam coloração amarelada, são de tamanho pequeno e utilizadas para produção de passas. Não contem sementes.
  • Uva Merlot: de origem francesa, sua principal característica é a qualidade, com um sabor mais cítrico e fresco, dispondo de diversos nutrientes e antioxidantes.
  • Uva Cabernet Sauvignon: também de origem francesa, a uva dispõe de diversas propriedades, sendo rica em vitamina C e de proteínas, carboidrados e flavonoides.

O COMPONENTE MAIS FAMOSO DA UVA: O RESVERATROL

O Resveratrol é amplamente estudado por seu valor nutricional e medicinal. Pesquisas científicas também mostraram que ele é capaz de induzir a resistência em plantas contra infecções microbianas e aumentar a expectativa de vida de diferentes organismos.

A demanda de resveratrol está aumentando devido ao seu potencial promissor para tratar doenças cardiovasculares e pelos seus efeitos anticancerígenos e anti-envelhecimento. Para suprir esta demanda, atualmente o resveratrol é comercializado sob a forma de complemento alimentar, em forma de cápsulas, pós e pílulas.

A maioria dos alimentos ricos em resveratrol originam-se de fontes vegetais. Além do resveratrol, as plantas também fornecem outros fitonutrientes que também contribuem para a saúde.

Poucas espécies de plantas, incluindo a uva, o amendoim, o pinheiro e o tomate produzem resveratrol. Contudo, a uva é a fruta que contem quantidades maiores em relação a todas as outras fontes naturais. Quase todas as partes da uva contêm resveratrol, incluindo o caule, a folha, e a raiz, sendo que a pele é a fonte mais importante deste componente no vinho tinto e no suco de uva integral.

 

 

Fonte:  souagro.com.br