Árvore de Natal: Conheça o Significado e dicas para escolher a sua


O clima natalino de realização pelo que foi feito no ano que está acabando e esperança pelo ano que está chegando é super marcante! E, para entrar nele, nada melhor do que fazer uma decoração natalina em casa, não é mesmo? E não tem parte melhor para começar do que pela árvore de Natal!

Os pequenos detalhes fazem total diferença na decoração de Natal, e por isso, é fundamental levar em conta os principais símbolos dessa época. Por isso, fizemos esse post com muitas dicas de decoração de árvore de Natal, pois ela é o pilar e estrela da decoração temática de Natal, e mesmo que esteja sozinha, já muda totalmente a decoração da sua casa!

Qual é o significado da árvore de natal?

A tradição da árvore de natal existe desde os romanos. Porém, na época, era celebrado o nascimento do deus sol junto ao início do solstício de inverno, em 21 de dezembro. Como as árvores eram consideradas a ligação entre a Terra e o Céu, simbolizando fertilidade, eram decoradas com diferentes enfeites e com a tradicional estrela no topo, simbolizando o deus Sol.

Contudo, a árvore de natal que conhecemos hoje vem da Alemanha, no século XVI. O pinheiro foi escolhido devido ao formato triangular, para representar a santíssima trindade e, também, porque o pinheiro preserva o verde de suas folhas até mesmo nos tempos mais frios. É uma promessa de vida!

Hoje em dia, podemos considerar que a decoração da árvore de natal significa vida, sendo que as bolas coloridas simbolizam os “frutos” da vida e as luzes refletem as estrelas. A estrela do topo – geralmente o destaque da árvore de natal – simboliza a Estrela de Belém. E as velas são a luz de Cristo e as rosas são homenagens à Virgem Maria. Cada detalhe é ainda mais especial, não é mesmo?!

Como escolher a árvore de Natal ideal

Quando estamos começando os preparativos para as festas de final de ano uma das primeiras coisas que pensamos é na árvore de Natal, afinal, ela juntamente com o presépio é um dos maiores destaques dessa época do ano. Você pode até mesmo usá-la na mesa de natal.

Mas existem muitos tipos de árvore de Natal como a árvore de Natal branca, dourada, vermelha, tradicional, além das que possuem tamanhos variados e muitos tipos de enfeites que ajudam a deixá-la ainda mais bonita.

Mas antes de escolher a árvore de Natal ideal para a sua casa é preciso analisar alguns pontos que nós vamos falar logo abaixo, afinal, é importante que ela deixe o seu lar com aquele gostoso clima natalino.

5 passos para decorar uma árvore de Natal

Uma tradição bem comum em todo o mundo é montar a árvore de Natal decorada em família, com cada um ajudando um pouco. A vivência desse momento em união é muito especial e já diz muito sobre o significado do Natal.

Como você pode observar, escolher cada detalhe da árvore de Natal como cor, tamanho e enfeites para a decoração pode ser uma tarefa complicada, porém é também bem prazerosa. Mas, como a linha entre o decorado e o exagerado pode ser tênue, fizemos um passo a passo que pode te ajudar a deixar a organização dos enfeites de Natal perfeita, e a sua árvore de Natal decorada ainda mais bonita.

Aqui estão as nossas dicas de como fazer árvore de Natal bem decorada e sem exageros.

  1. Confira seus itens de anos anteriores. Veja se sua árvore de Natal ainda está bonita e se todos os enfeites estão inteiros. Caso tudo esteja ok, você pode reaproveitá-los este anos;
  2. Procure modelos e fotos de árvore de Natal para se inspirar e escolher o estilo que você irá aplicar na sua decoração;
  3. Escolha as cores predominantes e compre enfeites de Natal de tamanhos diferentes para preencher os espaços na sua árvore de Natal decorada;
  4. Comece a decoração da árvore de Natal pelo pisca-pisca, de cima para baixo e, de preferência, com eles acesos para você ter uma boa percepção de como está ficando a distribuição;
  5. Se você for utilizar laços na sua árvore de Natal, eles serão os próximos itens a serem colocados nela. Em seguida vêm as bolas de Natal bem abaixo dos laços e, posteriormente, os enfeites de Natal menores.

 

 

FONTE: www.vivadecora.com.br