A Fantástica História do Mousse de Chocolate


Todo mundo adora o Mousse de Chocolate, afinal, além de ser muito saboroso, é uma sobremesa refrescante e de fácil preparo.

Sobre sua origem, a primeira coisa a se dizer é que os franceses estavam empenhados em trabalhar inovações provindas do chocolate.

Depois de terem dado vida aos Ovos de Chocolate, criaram uma mistura espumante chamada ‘mousse’.

Em pleno século XVIII, o “mousse au chocolat” nasceu! A palavra mousse, significa espuma, o que caracteriza a consistência e cremosidade do doce.

Uma sobremesa criada para ser servida gelada, tornou-se um símbolo da França. Onde se pode encontrar mousse de chocolate em restaurantes, cafés e até bares.

O criador do Mousse de Chocolate

Pesquisas revelam que a receita original teria sido criada pelo francês Henri de Toulouse-Lautrec. Um artista, que a princípio chamava sua invenção de “Maionese de Chocolate”.

Na época, Lautrec trabalhava exclusivamente com o chocolate amargo. Sendo essa, a preferida dos franceses até os dias de hoje.

Depois de alguns séculos, o chefe Michel Fitoussi, inventou o Mousse de Chocolate Branco. Experimentando receitas em restaurantes de Nova York.

Sobre o mousse, há indícios de que a palavra teve origem na Roma, cuja mistura era feita de mel com vinho, e levava o nome de muslum.

Acontece que na França, a palavra passou por uma transformação, bem como o modo de preparo da sobremesa, onde Lautrec usava clara batidas em neve, ou mesmo, creme de leite batido.

Uma coisa ninguém pode negar, o Mousse de Chocolate é uma excelente opção para os chocólatras, principalmente no calor.

Isso porque, você pode acrescentar à receita original, frutas e outros doces, transformando o mousse em uma sobremesa única.

 

Fonte: melhoreschocolates.com.br