Tradições do casamento: o bem-casado


Se existe um docinho que podemos falar que não pode faltar em um casamento é o bem-casado. O bolo de massa de pão-de-ló recheado de doce de leite é uma das coisas mais esperadas em um casamento. Mas de onde surgiu essa tradição?

De origem portuguesa, o bem-casado possui mais de 100 anos de existência e é um doce tradicional em festas de casamento. Segundo a tradição, o doce deve ser servido ao final da festa de casamento para cada convidado, a fim de trazer sorte e prosperidade aos recém-casados. O convidado, ao receber o bem-casado, estará sendo abençoado com a mesma felicidade do casal se fizer um pedido antes da primeira mordida. O docinho simboliza a união e o compromisso entre o casal, com duas massas de pão-de-ló unidas pelo doce de leite.

Receitas

A receita tradicional, e que caracteriza o bem-casado como tal, é a massa de pão-de-ló com doce de leite, entretanto é possível encontrar diversos recheios e sabores em lojas especializadas, como recheios de brigadeiro, limão, morango, coco, nozes, e tantos outros.

Fonte: https://revista.icasei.com.br