Milho: um aliado na saúde! Veja aqui seus benefícios


O milho é um cereal da família Poaceae, primo do trigo, aveia e arroz – seu nome científico é Zea mays.

Há 7 mil anos o milho está na alimentação humana ocupando um espaço muito importante, especialmente nas populações latinoamericanas, região de onde ele se origina.

Nós conhecemos o milho domesticado, de grãos gordos, redondinhos e amarelos e alguns outros tipos, regionais mas, existem muitos outros, coloridos, nativos, sementes crioulas. O milho que se produz é um híbrido conseguido por seleção de melhores cultivares, as plantas maiores, que davam espigas mais cheias, talvez o mais antigo de todos pois sua domesticação data de, pelo menos 7 mil anos.

Milho é bom para quem?

Milho é cereal sem glúten, rico em ferro e outros minerais, com um amido de fácil digestão e alimento adequado para todas as idades, sem restrições. É uma fonte importnte de ácido fólico e vitamina B1, com fibras saudáveis que retardam a absorção dos açúcares e melhoram o sistema evacuatório portanto, de certa forma também age como um alimento desintoxicante.

Com essas qualidades, milho é adequado para a dieta das pessoas que são intolerantes ao glúten, para grávidas, lactentes e doentes em recuperação.

As papas de milho, ou mingaus, são usadas nas dietas dos convalescentes por serem de fácil digestão, alimentícias e confortantes. Também são adequadas como alimento novo durante o processo de desmame dos bebês.

As características do milho como alimento estão aliadas à sua ação controladora das gorduras (tanto na ingestão destas, ou eliminação pelo bolo fecal, como ação secundária das fibras vegetais, como na regulagem da sua produção pelo fígado), no combate à diabetes, na manutenção de uma pressão arterial equilibrada, nas dietas contra a obesidade, nos problemas de retenção hídrica e nas patologias que produzem espasmos do cólon.

O que tem no milho?

O milho é um alimento rico em minerais, aminoácidos, proteínas e fibras digestivas importantes para a alimentação humana.

O milho é um alimento rico em aminoácidos necessários à nossa alimentação – contêm todos os aminoácidos conhecidos exceto a lisina e o triptofano.

Na saúde o milho é um aliado

Toda a planta é curativa e, de cada uma de suas partes podemos fazer remédio que têm suas indicações em tratamentos para o trato digestivo(estômago, intestinos e cólon), para os ossos, rins e sistema cardiovascular.

Da palha do milho se faz um chá que alivia problemas renais, infecções urinárias, combate os inchaços e a retenção hídrica.

Dos cabelos do milho se faz um chá que é potente como diurético.

Da farinha do milho se faz cataplasmas curativos para problemas de pele, que funciona como antiinflamatório em feridas, contusões, furúnculos e dores reumáticas. Também com a farinha do milho, moída fina, se faz um bom peeling para limpar a pele.

O óleo de milho é saudável na cozinha e como emoliente para a pele ajudando nos processos de cicatrização, hidratação e recuperação das peles ressecadas por ser riquíssimo em vitamina E.

 

 

Fonte: www.greenme.com.br