8 benefícios da alimentação saudável


É evidente para todos nós, pelo senso comum, que uma alimentação saudável pode nos dar uma melhor qualidade e a expectativa de vida.

Mas você sabe exatamente como se alimentar direitinho pode beneficiar na sua rotina de vida? Listamos neste post alguns dos principais benefícios da alimentação saudável.

8 BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1 – Retarda o envelhecimento

Uma boa alimentação garante uma pele jovem e saudável por mais tempo. Beber bastante água e ou ingerir alimentos ricos em vitamina E, como amêndoas, azeites e abacates, ajuda a retardar o envelhecimento da pele. Recomenda-se evitar alimentos com substâncias que aceleram o processo de envelhecimento – corantes, conservantes e emulsificantes, encontrados nos produtos industrializados.

2 – Melhora a imunidade

É possível se prevenir de doenças, gripes e resfriados melhorando o sistema imunológico com a ajuda de uma alimentação saudável. Para isso, proteínas, vitaminas e minerais são os principais grupos que ajudam na produção de células de defesa.

Podem ser considerados benefícios da alimentação saudável fatores como: maior resistência do organismo (por causa da vitamina C), maior defesa do organismo pelo ácido fólico (auxilia na formação de glóbulos brancos), melhora na imunidade do corpo pelo ômega-3 e pelo selênio (acelera a cicatrização do organismo) e maior proteção do organismo de infecções (por causa da vitamina A).

3 – Aumenta a energia

A alimentação saudável também proporciona mais disposição e evita o estresse da rotina de trabalho, pois a energia propicia bom humor. Alimentos de alto teor calórico podem fornecer energia rapidamente, mas ela é passageira e seguida de um período de enfraquecimento quando os níveis glicêmicos caem. Já alimentos energizantes equilibram calorias de boa qualidade com nutrientes que convertem as calorias em energia duradoura.

4 – Retarda doenças como câncer e diabetes

Uma alimentação inadequada contribui para o desenvolvimento de cânceres. Portanto, dieta aliada à atividade física e ao peso adequado ajudam a reduzir o risco da doença. Recomenda-se que se faça uma dieta equilibrada, incluindo frutas e vegetais e alimentos de outras fontes vegetais – pães integrais, cereais, nozes, sementes, arroz, massas e feijão.

Já o diabetes é uma doença inteiramente relacionada aos hábitos alimentares. Alimentos com índices glicêmicos altos devem ser evitados por diabéticos por elevar a glicose no sangue rapidamente e ocasionar picos de insulina, hormônio de difícil produção para quem tem a doença. Sem conseguir absorver a glicose corretamente, ela fica na corrente sanguínea e pode levar a complicações como a oxidação dos vasos sanguíneos.

5 – Evita o sobrepeso e a obesidade

Outro benefício da alimentação saudável é fornecer todos os nutrientes necessários ao organismo, promovendo uma proporção equilibrada de tipos diferentes de alimentos, dando-se preferência aos alimentos naturais.

Grande parte das pessoas com sobrepeso ou obesidade atualmente apresentam uma das três anormalidades: hipertensão arterial, aumento do colesterol ou índice de açúcar elevado no sangue. Pessoas nessas situações devem evitar, principalmente, alimentos calóricos e frituras.

6 – Melhora a qualidade do sono

O que você come durante o dia ou antes de dormir pode interferir na qualidade do seu sono. Uma noite mal dormida influencia na atividade metabólica, fazendo com que você busque por alimentos mais calóricos.

Para se ter uma noite de sono satisfatória e prevenir a insônia, prefira alimentos que aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor que induz o corpo ao relaxamento. Banana, nozes ou castanhas são escolhas ideais para a última refeição do dia.

Alimentos leves como alface, camomila, pepino e maçã – fontes de triptofano – e como leite, frutos do mar, grãos integrais e leguminosas também ajudam, pois o triptofano participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono.

7 – Ajuda a ter uma boa memória e concentração

Uma dieta deficiente é um dos principais motivos da perda de memória recente. Para melhorar sua capacidade de memória e concentração, aposte em sais minerais e vitaminas – que vão deixar o seu organismo ativo, com disposição – e em ingredientes que contenham antioxidantes e sejam ricos em ômega 3, como peixes e frutas oleaginosas.

8 – Melhora o humor e combate a depressão

Mais um benefício da alimentação saudável é que ela pode ajudar no tratamento da depressão, o mal do século. Uma deficiente nutrição do organismo pode levar à menor oferta de neurotransmissores e falhas na comunicação entre os neurônios, causando o mau funcionamento do sistema nervoso.

Alimentos que contenham as vitaminas B e minerais como o cálcio, magnésio, ferro, zinco e selênio ajudam no combate ao mau humor e à depressão, pois estimulam a produção de serotonina.

Fonte: http://blog.sustentaralimentos.com.br/